Ribeirão Pires

Secretaria de Cultura de Ribeirão Pires divulga balanço do Festival do Chocolate 2025

Com mais de 1.600 artistas locais e regionais participaram de evento que transformou agosto em um grande palco a céu aberto na Estância

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura, apresentou o balanço do Festival do Chocolate 2025, realizado entre os dias 8 e 31 de agosto. O evento reuniu atrações culturais, gastronômicas e atividades de lazer para toda a família.

Ao longo de quatro finais de semana, a programação contou com 64 apresentações musicais, realizadas nos palcos Choco Paço, Memorial Santo Antônio e Vila do Doce, além de 54 intervenções de rua, como estátuas vivas, personagens caracterizados, cortejos itinerantes e grupos circenses, de palhaçaria, envolvendo cerca de 80 artistas e equipes de apoio.

No total, mais de 1.680 participantes – entre músicos, bailarinos, alunos, professores e equipes de produção – contribuíram para a realização do Festival. Destaque para o projeto “Sábado com Dança”, que promoveu 25 apresentações com a participação de 700 bailarinas da EMARP e de escolas convidadas. Outras 25 ações culturais, como musicalização itinerante, mobilizaram cerca de artistas locais e regionais.

“Foi emocionante ver as ruas da cidade repletas de arte, música e dança. Essa edição reafirmou o potencial do Festival do Chocolate para fortalecer a economia local e valorizar a produção artística”, destacou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.

Entre outras atrações de destaque estiveram o espetáculo HÁ (Grupo de Artilharia Cênica), apresentações da Banda Sinfônica da EMARP com o Coral Meraki, Big Band da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Banda Lira de Mauá e a Banda Marcial de Poá. Para as crianças, a programação contou com contações de histórias na Tenda da Feira Literária (FLIRP) e a Oficina de Bobbie Good. Já o Flashback na Praça animou os domingos com aulas gratuitas de dança.

“Participar do Festival do Chocolate foi uma experiência incrível. Estar no palco, sentir a energia do público e compartilhar nossa arte com a cidade ficará na minha memória”, relatou Vanessa Cristina dos Santos, bailarina da cidade que participou do projeto “Sábado com Dança”.

Próximos eventos – Nos dias 20 e 21 de setembro, das 13h às 19h, a Prefeitura realiza a Feira Literária (FLIRP) que acontecerá no Paço Municipal (Rua Miguel Prisco, 288 – Centro) e homenageará Cecília Meireles. Em outubro, haverá a 3ª Festa Solidária Italiana, seguida pelo Natal Mágico em dezembro que acontecerão pelas ruas centrais da cidade.

Artigos relacionados

Bazar Solidário do Fundo Social já arrecadou mais de 3,6 toneladas de alimentos em Ribeirão Pires

Iniciativa criada em abril fortalece rede de apoio às famílias em vulnerabilidade...

Prefeitura de Ribeirão Pires promove programação especial do Setembro Amarelo

Atividades nos CAPS envolvem pacientes, famílias e comunidade com eventos de lazer,...

Conselho Municipal de Política Cultural de Ribeirão Pires inicia reuniões temáticas abertas ao público

Encontros acontecem na Biblioteca Olavo Bilac e definem novos representantes para o...

Fundo Social de Solidariedade abre inscrições para cursos gratuitos em Ribeirão Pires

Fundo Social de Solidariedade abre inscrições para cursos gratuitos em Ribeirão Pires...