Com mais de 1.600 artistas locais e regionais participaram de evento que transformou agosto em um grande palco a céu aberto na Estância
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura, apresentou o balanço do Festival do Chocolate 2025, realizado entre os dias 8 e 31 de agosto. O evento reuniu atrações culturais, gastronômicas e atividades de lazer para toda a família.
Ao longo de quatro finais de semana, a programação contou com 64 apresentações musicais, realizadas nos palcos Choco Paço, Memorial Santo Antônio e Vila do Doce, além de 54 intervenções de rua, como estátuas vivas, personagens caracterizados, cortejos itinerantes e grupos circenses, de palhaçaria, envolvendo cerca de 80 artistas e equipes de apoio.
No total, mais de 1.680 participantes – entre músicos, bailarinos, alunos, professores e equipes de produção – contribuíram para a realização do Festival. Destaque para o projeto “Sábado com Dança”, que promoveu 25 apresentações com a participação de 700 bailarinas da EMARP e de escolas convidadas. Outras 25 ações culturais, como musicalização itinerante, mobilizaram cerca de artistas locais e regionais.
“Foi emocionante ver as ruas da cidade repletas de arte, música e dança. Essa edição reafirmou o potencial do Festival do Chocolate para fortalecer a economia local e valorizar a produção artística”, destacou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.
Entre outras atrações de destaque estiveram o espetáculo HÁ (Grupo de Artilharia Cênica), apresentações da Banda Sinfônica da EMARP com o Coral Meraki, Big Band da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Banda Lira de Mauá e a Banda Marcial de Poá. Para as crianças, a programação contou com contações de histórias na Tenda da Feira Literária (FLIRP) e a Oficina de Bobbie Good. Já o Flashback na Praça animou os domingos com aulas gratuitas de dança.
“Participar do Festival do Chocolate foi uma experiência incrível. Estar no palco, sentir a energia do público e compartilhar nossa arte com a cidade ficará na minha memória”, relatou Vanessa Cristina dos Santos, bailarina da cidade que participou do projeto “Sábado com Dança”.
Próximos eventos – Nos dias 20 e 21 de setembro, das 13h às 19h, a Prefeitura realiza a Feira Literária (FLIRP) que acontecerá no Paço Municipal (Rua Miguel Prisco, 288 – Centro) e homenageará Cecília Meireles. Em outubro, haverá a 3ª Festa Solidária Italiana, seguida pelo Natal Mágico em dezembro que acontecerão pelas ruas centrais da cidade.