Kelly Silva é especialista em RH e diretora de Articulação e Desenvolvimento Empresarial (DADE) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema (SEDET), responsável por programas como o Emprega Diadema, que já colocou e recolocou milhares de trabalhadores no mercado. Em contato direto com as empresas da cidade, na incessante busca por vagas de emprego, é a DADE que organizou sob o mesmo teto diversos serviços essenciais aos pequenos e microempreendedores da cidade.

“São três pontos de atendimento que trouxemos aqui para a sede da SEDET (Av. Antônio Piranga, 1116 – Centro): o Banco do Povo, que é uma convênio assinado com a prefeitura desde 2013 e que concede microcréditos para pessoas físicas e jurídicas; o Sebrae Aqui, em convênio assinado desde 2019 com a prefeitura, que trabalha a qualificação profissional, formalização e regularização de dívidas de microempreendedores individuais (MEIs); e o Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal, firmado neste ano, com serviços de inscrição, consulta, atualização e alteração de dados do CPF, consultas de CNPJ e orientações em geral com relação a imposto de renda, MEI, processos digitais e procuração eletrônica,” explicou Kelly.
Segundo a diretora, é essa sinergia que permite a economia de tempo e recursos do cidadão que, tendo todos esses serviços sob o mesmo teto, pode agilizar o próprio atendimento e resolver em um só lugar uma série de diferentes demandas. “A SEDET é a Casa do Empreendedor em Diadema, e estamos de portas abertas para receber as empresas,” resumiu a diretora.
BANCO DO POVO
O Banco do Povo Paulista é um programa estadual que, em parceria com a prefeitura, fornece crédito produtivo aos empreendedores da cidade, a juros bem convidativos (a partir de 0,35%/mês). Para participar, basta não ter restrição nem no CPF e nem no CNPJ, junto aos órgãos de crédito. Quem atende a população que busca o Banco do Povo é a agente de crédito Gislaine Ramanzotti, 56, todos os dias na SEDET.
“A pessoa não precisa necessariamente ter um CNPJ, o microcrédito também é oferecido a pessoas físicas, em condições diferenciadas, desde a pessoa apresente um empreendimento que gere renda para o município,” afirmou a agente. “Por isso que é crédito produtivo, diferentemente de crédito pessoal. De qualquer forma, o interessado entrega uma lista de documentos, que passará por análise para a concessão do crédito. Isso pode levar cerca de 20 dias.”
Os empréstimos podem ser de 8 a 20 mil reais, para pagamento em até 30 vezes, com condições especiais para mulheres e afrodescendentes. Mais de 1 milhão de reais em microcréditos já foram concedidos em Diadema, com destaque para os negócios afetados pela pandemia. “Depois de ouvir muitos ‘nãos’ de todos os bancos, a luz no fim do túnel veio do Banco do Povo,” afirmou uma empresária.
Quaisquer orientações sobre os documentos necessários, restrições e valores podem ser buscadas pelo whatsapp 11 96396-2793 ou diretamente na SEDET, das 9h às 16h.
SEBRAE AQUI
Isabela Cruz, 27, é agente de desenvolvimento do Sebrae e já esteve à frente de mais de 3.700 atendimentos desde o início desta gestão. “O Sebrae oferece todo tipo de serviço ao empreendedor que seja micro ou pequeno,” contou ela. “Incluindo consultoria de Gestão, Financeira, de Marketing, cursos coletivos e palestras visando a capacitação de empresários e funcionários, tudo de forma 100% gratuita.”

Para o MEI, o Sebrae Aqui vai além e realmente executa serviços mais técnicos, como abertura da empresa, alteração de dados, declaração de rendimentos, orientação sobre parcelamento de dívidas, também de forma gratuita.
Os atendimentos precisam ser agendados, pelo whatsapp 11 4053-5400, mas dúvidas podem ser tiradas direto na sede da SEDET, das 9h às 16h.
RECEITA FEDERAL
Inaugurada em julho deste ano, o Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal já realizou cerca de 200 atendimentos até o fim de outubro. Trata-se da volta de um serviço essencial para a vida dos moradores da cidade e que o município tinha perdido, mas que voltou a funcionar na sede da própria SEDET. A habilitação desses serviços na cidade evita que o munícipe precise se deslocar a São Bernardo ou mesmo a São Paulo para ser atendido.
“Enquanto você não regulariza um CPF, um CNPJ, você não consegue fazer uma série de coisas, e a ideia do PAV é justamente facilitar essa situação,” afirmou a agente responsável pelo PAV, Neuzeli Ebert, 47. “A maioria dos serviços disponibilizados pela Receita Federal já podem ser solicitados pela internet, mas sabemos que esse acesso pode ser mais complexo para alguns, então ter um atendimento presencial, tirando dúvidas e orientando o cidadão, faz toda a diferença.”
Dentre os serviços que estarão disponíveis no PAV estão a consulta, alterações e regularização de situação cadastral do CPF e consultas de CNPJ. Além disso, qualquer tipo de orientação e dúvidas podem ser sanadas pessoalmente, incluindo questões referentes ao imposto de renda, alteração de nome ou inclusão de nome social, cadastro no site Gov.br, dentre outras. “Aqui nós temos acesso direto ao sistema da Receita e conseguimos respostas em minutos, o que possibilita um atendimento bem qualificado,” explicou Neuzeli.
Alterações no CPF costumam ser realizadas em apenas 2 dias e a pessoa nem precisa voltar ao posto da receita: ela é avisada por whatsapp e pode consultar o status de sua solicitação online. Orientações podem ser buscadas pelo whatsapp 11 97300-2868 ou na sede da SEDET, das 9h às 16h.
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