Ribeirão Pires

Segundo final de semana do Festival do Chocolate começa ao som dos clássicos de cinema

Edição especial de 20 anos celebra gastronomia artesanal, memórias afetivas e atrações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O aroma adocicado do chocolate tomou conta das ruas do Centro de Ribeirão Pires no início do segundo final de semana do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires, edição comemorativa de 20 anos. Entre os sabores irresistíveis e a diversidade gastronômica que encantaram o público, a noite desta sexta-feira (15) levou os visitantes a uma viagem musical pelas telas do cinema com a apresentação da Banda Filarmônica da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS), que fechou a programação da noite no palco do Choco Paço.

Com o concerto “Trilhas de Cinema”, os 35 instrumentistas transformaram o Paço Municipal em uma sala de cinema a céu aberto, apresentando arranjos especiais de sucessos como Piratas do Caribe, Harry Potter e O Senhor dos Anéis.

“Ribeirão Pires tem um DNA Cultural, temos a EMARP, fui professor lá por vários anos, e tenho muito orgulho disso. A vinda da Banda Sinfônica para a cidade só vem a somar ao trabalho que já é feito na cidade. Dar acesso à cultura e à música clássica é fundamental”, comentou o maestro Gesiel. Na programação desta sexta-feira também se apresentaram, no palco Memorial Santo Antônio, o grupo Choro na Neblina e, na Vila do Doce, o cantor Renan Palek.

Aproveitando o clima festivo, o morador do bairro Roncon, Kauan da Silva Guizzardi, celebrou a importância do evento. “O Festival é super positivo para a cidade, fortalece o comércio e dá voz ativa à população. O show do Roupa Nova (realizado em 2023) traz uma memória afetiva muito grande, quando vim com minha mãe e minha avó”, contou. Kauan esteve acompanhado do amigo Thiago Gonçalves, morador do Parque das Fontes, técnico e estudante de enfermagem, que também guardou boas lembranças do Festival. “Tenho muito carinho pelo show do Gustavo Mioto, que vi aqui. É um evento que sempre fica na lembrança”, disse.

Entre as delícias que chamaram a atenção do público, a “Porqueta” da Lê Cochon Charcutaria Artesanal foi um dos destaques gastronômicos. Preparada por Rafael Hoshino, a receita consiste em uma manta de panceta recheada com lombo, curado por dois dias e defumado por 24 horas, resultando em um sabor intenso e textura suculenta. No mercado desde 2018, Hoshino explicou que ‘já participou de diversas feiras artesanais, mas marcou presença pela primeira vez em Ribeirão Pires em um evento aberto ao público, conquistando os visitantes com sua especialidade’.

Sustentabilidade – Tendo conquistado o segundo lugar entre as cidades da região do Grande ABC no ranking de cidades mais integradas aos ODSs segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), Ribeirão Pires dá um show de sustentabilidade, inclusive, na formulação dos eventos, como o Festival do Chocolate.

“Adotamos a Agenda da ONU desde a época em que fui presidente da Câmara. Chegando ao Executivo, trouxemos essa política de sustentabilidade para a cidade toda, em todos os nossos eventos. Todos estão intimamente ligados à alguma ODS. É uma cidade preocupada com a parte humana, de convivência, cultural e a gente faz a lição de casa direitinho”, comentou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.

Programação – Na parte da manhã, deste sábado (16) no Palco Vila do Doce, a Prefeitura realiza mais uma edição do ‘Tigela Cheia’, das 10h às 14h, com feira de adoção e vacinação antirrábica.

No Palco Choco Paço, as apresentações começam às 14h com o RPFC, seguido pela Cia Arte para Todos às 14h30, Nanda Salima Art e Terapia Group às 15h e Oficina do Corpo/SEJEL/Toth e Toth Kids às 15h30. À noite, às 20h, o cantor Silvio Brito encerra a programação do espaço. No Palco Memorial Santo Antônio, às 15h se apresenta Mariane Mattoso e Diagonal Trio; às 17h, Cambuci da Serra; e às 19h, Juninho Morada.

Ainda durante o dia, o grupo Miudinho às 16h, Guto Freitas às 18h e Samba do Povo às 20h são destaque no durante o dia. Entre as atrações de rua, o público poderá conferir Estátuas Vivas às 16h, Doeji Violinista, Elias Saxofone Itinerante e Luiz Fernando Acordeon às 17h.

Artigos relacionados

Projeto Tigela Cheia recicla meia tonelada de garrafas PET no Festival do Chocolate

Iniciativa reuniu ações de reciclagem, bem-estar animal, saúde e solidariedade em Ribeirão...

Ribeirão Pires é a segunda cidade do ABC mais alinhada à Agenda 2030 da ONU

Município subiu 480 posições no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades –...

Fundo Social de Ribeirão Pires apresenta projetos sociais à primeira-dama de Rio Grande da Serra

Iniciativas como o Bazar Solidário, cursos de capacitação e oficinas culturais foram...

Ribeirão Pires sedia Encontro Bem-Estar e Saúde e reúne estâncias turísticas de São Paulo

Evento no Parque Luiz Carlos Grecco integrou cultura, saúde e turismo, promovendo...