Santo André

Semasa autua infrator por descarte irregular de resíduos em frente à Estação de Coleta Santo Alberto

Denúncia foi realizada por morador que passava no momento do crime ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), autuou um infrator por descarte irregular de resíduos em frente à Estação de Coleta Santo Alberto, na rua Evangelista de Souza (Jardim Santo Alberto), na última quinta-feira (29).

A denúncia foi feita por um munícipe que passava pelo local no momento do ocorrido. As imagens mostram dois homens descarregando uma série de materiais na calçada ao lado do portão do ecoponto, antes do horário de abertura do equipamento. Pela infração, o proprietário do veículo foi autuado em 200 FMPs (equivalente a R$ 1.110,78).

Neste ano, até o final de abril, a fiscalização ambiental da autarquia já emitiu 40 advertências ambientais e outros 60 autos de infração ambiental (equivalentes a multas) por problemas de descarte irregular em todo o município. Entre as situações mais verificadas, destaca-se o descarte de poda de vegetação.

Além disso, a equipe também monitorou três pontos de descarte irregular nos bairros Jardim do Estádio, Parque João Ramalho e Jardim Santo André, com o objetivo de coibir estas práticas que, além de configurar crime ambiental, contribuem para problemas de saúde pública, como proliferação de vetores e enchentes.

Recentemente, o Semasa também constatou descarte ilegal de materiais em frente à Estação de Coleta Sacadura Cabral, que está passando por obras de melhorias. Contudo, neste caso, não foi possível flagrar o responsável.

Quando passível de identificação, o infrator por descarte irregular de resíduos pode ser punido com multa e/ou detenção. O valor da autuação pode chegar a 10.000 FMPs (Fator Monetário Padrão).

A população pode e deve denunciar o descarte irregular ao Semasa por meio do site (portais.santoandre.sp.gov.br/semasa), pelas redes sociais (Semasa Santo André), pelo aplicativo Colab ou pela Central de Atendimento Telefônico, nos números 0800-4848115 ou 4433-9300, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Também estão disponíveis os telefones da GCM (Guarda Civil Municipal), 153 e 4428-1700, com garantia de sigilo.

Artigos relacionados

Santo André inaugura quarta usina do parque de produção de energia solar

Localizado no bairro Cidade São Jorge, equipamento ainda contará com área de...

Com novo consultório de bucomaxilo, CHM de Santo André amplia e moderniza serviço

Entrega faz parte de pacote de modernização do hospital e melhora atendimentos...

Festival do Morango, Churros & Chocolate inicia tour pelos parques de Santo André

Ipiranguinha é primeira área verde a receber evento solidário que reúne gastronomia,...

Unidade de Saúde da Vila Helena será a primeira sustentável de Santo André

Equipamento contará com placas de energia fotovoltaica, captação da água da chuva...