São Bernardo

Serviço de Atenção Domiciliar de São Bernardo oferece orientação e apoio para cuidados de pacientes em casa

SAD dá treinamento aos cuidadores que passam a lidar com familiares em situações de restrição de locomoção ou restrito ao lar por questões de saúde; atendimento inclui visitas de equipe de multidisciplinar

A rotina do morador do bairro Alves Dias, em São Bernardo, Magno Nunes de Paiva, de 78 anos, mudou drasticamente após a esposa, Darcy Pires de Paiva, 83, sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), em outubro de 2020. Após longos dias de internação, ela teve alta e passou a ser cuidada pela família, que recebeu toda orientação, treinamento e até hoje conta com o apoio do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) da Secretaria de Saúde.

A equipe, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, assistente social e psicóloga realiza visitas periódicas à dona Darcy. “Não tenho nem como falar sobre todo o apoio que o SAD dá. Meu vocabulário é muito pequenininho para poder agradecer. Quem necessita neste período, é de cair de mão para cima, agradecer a Deus, porque sem eles nós não somos ninguém”, afirmou o senhor Magno, emocionado. “Eu aprovo e quem vem visitar ela sempre se impressiona. É um atendimento ‘hour concour’”, completou.
 

O SAD é um serviço complementar, principalmente aos hospitais e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que pode ser solicitado pelo médico ainda quando o paciente está internado. “O médico percebe que vai haver a necessidade desse cuidado, que vai ter que ser mais intensivo, e a família, no geral, é leiga para cuidar, precisa de uma orientação, ele então aciona o SAD, a gente faz a avaliação dentro do hospital e, se o paciente for elegível, todo trabalho em parceria com esta unidade já começa dentro deste ambiente”, detalhou a médica do SAD Camilla Ginack. “Organizamos a programação da alta, para que o paciente possa ser acompanhado e tratado no conforto da sua casa, assim como ocorreu com a esposa do senhor Magno”, emendou.

CUIDADO – O serviço oferece todo treinamento para os cuidadores, familiares/responsáveis e instrui sobre a administração de remédios, cuidado com dispositivos, como sonda para alimentação, sonda para eliminações vesicais e fecais, cuidados com ostomias, traqueostomias, gastrostomias, medidas preventivas de lesão de pele, prevenção de quedas, benefícios sociais, entre outros cuidados e procedimentos.

A médica do SAD esclareceu que o serviço não deve ser confundido com atendimento de home care, pois o SAD promove visitas periódicas e o familiar é parte integrante do cuidado. “É um serviço que visa, principalmente, capacitar os familiares ao cuidado em situações que o paciente tenha ou esteja passando por uma internação prolongada; tenha ficado instável com frequência, precisando acessar várias vezes as UPAs”, citou Camila. “Podemos, em sua maioria, mantê-lo em casa e com as orientações da equipe conseguirmos tratá-lo em seu ambiente, próximo da família e da sua rotina diária”, complementou.

O acesso ao SAD precisa atender critérios clínicos e sociais, que são detalhados no momento da avaliação da equipe. Para ser paciente do SAD é necessário, além dos critérios, ser munícipe de São Bernardo e ter um responsável e cuidador, podendo ser um integrante da família, filha ou filho, esposo ou esposa, um vizinho ou cuidador particular. “O SAD vai fornecer toda atenção, orientação e auxiliar no que for possível”, adicionou a médica.

O pedido de avaliação ao SAD também pode ser feito pela UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência. Atualmente, o Serviço de Atenção Domiciliar da Secretaria de Saúde de São Bernardo acompanha 399 moradores da cidade.

Artigos relacionados

Alunos do Conecta São Bernardo são contemplados com certificado do curso de inglês

Evento no Teatro Cacilda Becker marca o encerramento da segunda fase do...

Vistoria final na Ponte Estaiada de São Bernardo coloca contagem regressiva para inauguração

Estrutura será entregue pela gestão Marcelo Lima no próximo sábado, dia 20...

Novo centro de infusão qualifica atendimento no Hospital de Câncer de São Bernardo

Espaço, implementado com recursos próprios, ao lado do pronto-atendimento da unidade, tem...

Procon de São Bernardo faz força-tarefa até dia 23 para atender consumidores prejudicados por falta de energia

O Procon de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, força-tarefa...