Ribeirão Pires

Tigela Cheia une reciclagem, bem-estar animal e cidadania ambiental neste sábado (28)

Evento oferece troca de garrafas PET por ração, feira de adoção de animais e vacinação antirrábica gratuita no Complexo Ayrton Senna

A Prefeitura de Ribeirão Pires realiza no próximo sábado (28) mais uma edição do projeto Tigela Cheia, que promove a troca de garrafas PET por ração para cães e gatos. Além disso, o evento contará com uma feira de adoção responsável e a aplicação de vacinação antirrábica gratuita. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, em parceria com a cooperativa de reciclagem Cooperpires, protetores independentes e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O evento ocorre das 10h às 15h, na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna, em Ribeirão Pires.

O programa busca incentivar a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que promove o bem-estar animal e a cidadania ambiental. Segundo os organizadores, a ação se tornou uma das principais atividades do município voltadas tanto à proteção ambiental quanto à causa animal.

Para participar da troca, basta levar garrafas PET vazias e limpas. A cada 1 kg de plástico, o participante recebe 1 kg de ração para cães ou gatos. A quantidade equivale aproximadamente a 20 garrafas de 2 litros, 26 de 1 litro ou 36 de 600 ml.

Há um limite de até 3 kg de ração por CPF, garantindo que mais pessoas possam ser beneficiadas. Todo o material plástico arrecadado será destinado à Cooperpires, fortalecendo a economia circular e reduzindo o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de resíduos.

Além da troca, os tutores poderão levar seus animais para receber vacinação antirrábica gratuita. O serviço será oferecido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e é fundamental para a prevenção da raiva, uma doença grave que pode ser transmitida para humanos.

O evento também contará com uma feira de adoção de cães e gatos, resgatados por protetores independentes. Antes de levar um novo amigo para casa, os interessados passarão por uma entrevista e receberão orientações sobre posse responsável, incluindo cuidados, alimentação, saúde e bem-estar do animal.

“Além dos benefícios diretos, a ação tem impacto positivo sobre a saúde pública, uma vez que a vacinação de animais é essencial para evitar a transmissão de doenças. Esse tipo de ação só é eficaz com a ampla participação da comunidade que é fundamental para o sucesso da iniciativa”, explicou o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temístocles Cristofaro.

Artigos relacionados

Festival do Chocolate já reciclou mais de 1,5 tonelada de materiais em dois finais de semana

Promovendo a reciclagem de materiais, a iniciativa do Tigela Cheia acontece novamente...

Festival do Chocolate movimenta R$ 6 milhões e impulsiona economia de Ribeirão Pires

Evento atraiu 90 mil visitantes em dois fins de semana e beneficiou...

Guto Volpi e CBC devem buscar diálogo nos governos Estadual e Federal para amenizar impactos do “tarifaço”

Empresa tinha previsão de dobrar a produção na fábrica localizada em Ribeirão...

Ribeirão Pires realiza cadastro de atendimento do Polo de Empregabilidade Inclusiva nesta quinta-feira (21)

Programa, vinculado ao Meu Primeiro Emprego Inclusivo, amplia ações de inclusão produtiva...