Em mais uma atividade do projeto Conectando Gerações, parceria da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade) com a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Caetano, estudantes da UniMAIS (Universidade Aberta da Terceira Idade) visitaram a EMEF Santina Lorenzini Auricchio, no Bairro Mauá, para a experiência de troca de cartas.
Os alunos da EMEF Santina escreveram cartas para os estudantes da UniMAIS, contando sobre o cotidiano deles, o que eles mais gostam de fazer e perguntando aos idosos como era o período escolar na época em que eles eram pequenos. E esta quinta-feira (13/11) foi o dia da entrega dos recados.
Foi a primeira vez que estudantes da UniMAIS conheceram a EMEF Santina, oficialmente entregue no começo de agosto deste ano. Todos ficaram impressionados com a estrutura da escola, integrada à futura EMEI Carmela Galati em uma prédio com quadra poliesportiva, anfiteatro, ateliê de artes, biblioteca e salas multiuso.
Depois, a alegria e emoção tomaram conta da dinâmica. Alunos do 4º ano demonstraram todo carinho com os idosos. Eles entregaram as cartinhas, ouviram histórias, receberam abraços de retribuição do afeto. Ainda deu tempo de realizar dinâmica para aproximar ainda as duas gerações, com troca de conhecimento e curiosidade entre eles.
Simone dos Santos Silva, assistente de direção da EMEF Santina, recepcionou o pessoal da UniMAIS. Lembrou que essa dinâmica existia quando essas mesmas crianças ainda estudavam provisoriamente no Colégio USCS, enquanto a estrutura do Bairro Mauá era construída, e que o objetivo foi de manter essa criação de vínculo entre as gerações.
“Chegou a hora de vocês conhecerem a nossa nova casa. Recebemos vocês com muito carinho. Esse projeto é muito bonito”, disse Simone. Aos estudantes da EMEF Santina, a educadora falou: “Eu tenho certeza que vocês vão se lembrar desse dia para o resto da vida de vocês.”
Rosamaria Rodrigues Garcia, da UniMAIS, lembrou que os idosos sentiram falta da convivência dos pequenos dentro do Colégio USCS. “Mas entendemos que as crianças precisavam de um espaço adequado. Agora estão em um espaço maravilhoso”, citou. “Ficamos muito felizes com o convite da direção da EMEF Santina, de manter a parceria e o projeto das cartinhas. Essa interação é muito gostosa, esse carinho que eles (idosos) recebem e que dão também é muito importante.”











