São Bernardo

Unidades de Saúde de São Bernardo ganham novos aparelhos de eletrocardiograma

Dez equipamentos serão referência dos territórios, agilizando a obtenção de laudos e reduzindo o prazo para os resultados de 15 dias para 20 minutos

As inovações e avanços na saúde de São Bernardo não param e agora 10 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da rede municipal receberam, cada uma, um novo aparelho de eletrocardiograma. Essas UBSs são referências para seus territórios e os novos equipamentos vão agilizar a obtenção do laudo deste tipo de exame. O tempo de espera caiu de 15 dias para 20 minutos.

Antes da chegada dos aparelhos, o exame era realizado e enviado para o Departamento de Atenção Básica, na sede da Secretaria de Saúde, para que um médico fizesse o laudo e enviasse para a UBS, um trâmite que levava dias. Agora, os aparelhos emitem os laudos em até 20 minutos.

“A gente assumiu a cidade com muita coisa para ser feita, e sem dúvida, já fizemos muito na saúde. E vamos fazer ainda mais. Zerando filas, dando um atendimento de qualidade, digno e humanizado. São apenas seis meses de trabalho e já temos tantos motivos para afirmar que a saúde de São Bernardo realmente está para frente”, frisou o prefeito Marcelo Lima.

As UBSs Paulicéia, Planalto, São Pedro, Baeta Neves, Leblon, Vila Marchi, Alvarenga, Demarchi, Riacho Grande e Santa Cruz serão referência para os pacientes das suas regiões.

“Antes, o paciente precisava passar no médico de saúde da família, na sua UBS, ser encaminhado para a Policlínica ou para o Hospital de Clínicas, para poder fazer um exame. Um processo que levava até 15 dias. Agora, com esse incremento no número de aparelhos, a gente aumenta a oferta, o deslocamento entre as UBSs é muito mais curto e os resultados ficam prontos muito mais rápidos”, explicou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn.

MELHORIAS – A medida reforça pacote de ações que tem sido realizada para melhorar a saúde da cidade, incluindo a abertura do Hospital de Urgência e a implantação do Programa Caravana da Saúde, que visa zerar a fila de consultas e exames. “É uma ação que integra o conjunto de iniciativas da nova gestão para modernizar a saúde pública e aproximar os serviços da população. Como reforça o nosso prefeito Marcelo Lima, São Bernardo é uma Cidade para Frente, e a saúde está seguindo esse caminho: com eficiência, proximidade e cuidado”, finalizou o secretário.

Artigos relacionados

Alunos do Conecta São Bernardo são contemplados com certificado do curso de inglês

Evento no Teatro Cacilda Becker marca o encerramento da segunda fase do...

Vistoria final na Ponte Estaiada de São Bernardo coloca contagem regressiva para inauguração

Estrutura será entregue pela gestão Marcelo Lima no próximo sábado, dia 20...

Novo centro de infusão qualifica atendimento no Hospital de Câncer de São Bernardo

Espaço, implementado com recursos próprios, ao lado do pronto-atendimento da unidade, tem...

Procon de São Bernardo faz força-tarefa até dia 23 para atender consumidores prejudicados por falta de energia

O Procon de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, força-tarefa...