Ribeirão Pires

Ribeirão Pires reforça conscientização sobre normas sanitárias para comerciantes

Ação com os comerciantes teve foco nos cuidados sanitários relacionados à doação de alimentos, especialmente prontos para o consumo, como marmitas

Dando sequência à campanha de apoio à população em situação de rua, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio de ação conjunta entre a Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social com a pasta de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, promoveu frente de conscientização voltada aos comerciantes locais.

A iniciativa levou orientações sobre a correta destinação de alimentos e reforçou a importância de seguir a legislação federal vigente – a Lei nº 14.016/2020, que estabelece diretrizes para o combate ao desperdício e regulamenta a doação de alimentos com segurança sanitária.

“Estamos fortalecendo o diálogo com os comerciantes porque acreditamos que bons resultados vêm do trabalho conjunto. Informar, orientar e criar um ambiente de cooperação é o caminho para promover ações solidárias com responsabilidade e segurança”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, César Ferreira.

A iniciativa foi bem recebida por empresários da região central. Carlos Roberto Molon, do Restaurante e Café Havana, elogiou a ação e destacou a importância do diálogo entre o poder público e os comerciantes locais: “É um assunto muito sensível e que precisa ser tratado com responsabilidade. A intensificação dessa interlocução, principalmente aqui na Vila do Doce, é fundamental para que possamos contribuir com segurança e consciência para o acolhimento de quem mais precisa”, destacou o comerciante.

Simultaneamente, equipe da Casa de Acolhida segue com abordagens na região central da cidade, com serviços de acolhimento, encaminhamento à rede socioassistencial e orientações sobre cuidados com a saúde e higiene. As ações serão intensificadas durante o inverno, com rondas noturnas a partir das 22h, concentradas em pontos já mapeados pela equipe técnica como locais de permanência de pessoas em situação de rua.

Tendo realizado duas mobilizações até a presente data, foram efetuados mais de 30 atendimentos com 10 acolhimentos e casos de encaminhamento à UPA. “Nosso objetivo é proteger a população vulnerável, sem descuidar da saúde pública e da responsabilidade sanitária. Ao mesmo tempo em que acolhemos quem mais precisa, também orientamos a comunidade e os comerciantes sobre como praticar a solidariedade com segurança”, afirmou Leonardo Biazi, secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social.

Como ajudar – A população pode contribuir com a ação informando a presença de pessoas em situação de rua, especialmente em noites frias. Basta ligar para o número (11) 4829-3090 e informar: endereço (aproximado) da via; pontos de referência; características físicas e vestimentas da pessoa.

Artigos relacionados

Liga de Futebol Amador de Ribeirão Pires busca calendário unificado na região em encontro com a FPF

Reunião na sede da Federação Paulista de Futebol discute fortalecimento das Ligas...

Ribeirão Pires realiza Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no dia 28 de maio

Evento reunirá sociedade civil e poder público para discutir políticas de equidade,...

Ribeirão Pires devolve sorrisos com entrega de próteses dentárias e celebra primeiro ano do Centro Odontológico

Serviço de especialidades da Prefeitura realizou 13 mil atendimentos e promoveu programa...

Varal Solidário chega à USF Ouro Fino e amplia ações de apoio à população em vulnerabilidade

Projeto do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires já distribuiu mais...