Santo André

Competição de cubo mágico lidera inovação nos Jogos Escolares de Santo André

Modalidade contou com a participação de 67 alunos de escolas públicas e privadas

A 54ª edição dos Jogos Escolares de Santo André já está marcada na história, sobretudo quando o assunto é inovação. Nesta edição, alunos de escolas públicas e privadas da cidade puderam experimentar competições de modalidades diferentes, como por exemplo, o cubo mágico, nova febre entre a garotada.

Na última segunda-feira (3), o auditório do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) foi palco para a competição que exige concentração e habilidade com as mãos. A modalidade, que cresce a cada ano no mundo todo, traz aficionados pela prática de resolver o quebra-cabeça do cubo no menor tempo possível, com muito raciocínio e foco.

As competições mundiais, organizadas pela World Cube Association (WCA), envolvem resolver o cubo 3x3x3 e outras versões em diversas modalidades, como com uma mão ou de olhos vendados, obtendo resultados registrados em rankings oficiais.

“Além de ser um esporte que surge como novidade em Jogos Escolares no Brasil, há toda uma importância também no quesito inclusão, já que alguns competidores são autistas. O nosso objetivo é difundir todas as modalidades, somando mais e mais crianças em meio ao esporte e consequentemente com uma vida de mais saúde”, definiu o secretário de Esporte e Prática Esportiva, Jobert Minhoca.

A competição contou com a participação de 67 alunos e adotou o sistema de eliminação, sendo que o participante que tivesse o menor tempo na montagem do cubo seguia às próximas fases, até a definição do campeão. Além do cubo mágico, também estrearam na competição o boliche, conhecimentos gerais, fut 7 (futebol society) e vôlei de praia. Os Jogos Escolares reuniram 90 escolas inscritas neste ano, com cerca de 12 mil alunos, de 8 a 18 anos. A cerimônia de encerramento será realizada nesta quinta-feira (6).

“Já disputei os Jogos Escolares quando criança e agora vejo como prefeito. É um grande trabalho de toda equipe, reunindo diversas secretarias. A participação de todos é muito importante porque novos talentos, destaques, podem surgiu deste meio. Hoje respiramos esporte e seguiremos assim, inovando”, enfatizou o prefeito Gilvan Ferreira.

Artigos relacionados

Semasa inicia inscrição para eleição do Conselho Gestor do Parque do Pedroso

Entidades têm até 5 de dezembro para participar do processo eleitoral A...

Gilvan inicia missão oficial em Barcelona com agendas sobre urbanismo, mobilidade e cidades inteligentes

O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, abriu nesta segunda-feira (3) a...

Primeira-dama de Santo André, Jessica Roberta, encerra Mês das Crianças com recorde de ações e milhares de sorrisos

O mês de outubro foi histórico em Santo André. Sob a coordenação...

Defesa Civil de Santo André inicia Operação Chuvas de Verão com monitoramento climático comunitário

Ação inédita cria uma rede de informações com apoio dos moradores; dados...