São Bernardo

Com planejamento, Prefeitura de São Bernardo dá início a trabalhos de limpeza do Piscinão do Paço

Durante os próximos 20 dias, local receberá serviços de limpeza e desassoreamento, além de manutenção; previsão é que sejam removidas, pelo menos, 600 toneladas de material orgânico

Dentro do planejamento de drenagem da cidade, a Prefeitura de São Bernardo deu início nesta semana aos trabalhos de limpeza do Piscinão do Paço. Durante 20 dias serão realizados serviços de limpeza, desassoreamento e manutenção do reservatório. O objetivo é que as intervenções preparem o piscinão para a temporada de chuvas, cuja maior incidência, historicamente, ocorre no período de verão, com início em dezembro deste ano.

A limpeza está sendo executada por empresa especializada, contratada pela Secretaria de Serviços Urbanos, que também fica responsável pela fiscalização dos trabalhos. A previsão é a de que sejam removidos do Piscinão do Paço, pelo menos, 600 toneladas de material orgânico. “Temos feito ações permanentes para prevenir acidentes e minimizar os impactos das fortes chuvas, como é o caso da limpeza de piscinões, estações elevatórias, bocas de lobo e córregos”, ressaltou a prefeita Jessica Cormick.

Os resíduos são retirados por meio de caçambas, erguidas por guindastes e encaminhados para o descarte. Já o desassoreamento é feito por transporte no interior do reservatório. “Neste período de pré-chuva é essencial que o piscinão passe por essa limpeza. O combate às enchentes não começa no verão. Pelo contrário, é justamente nestes meses que antecedem o período de chuvas que fazemos a manutenção não só do Piscinão aqui do Paço, mas de todos os reservatórios da nossa cidade”, acrescentou Fernando Longo, secretário municipal de Serviços Urbanos. 

REFERÊNCIA NO PAÍS – Considerado o maior projeto de drenagem urbana do País, o local é um dos principais instrumentos de prevenção e combate às enchentes de São Bernardo, com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água. Para chegar ao piscinão, a água é conduzida por um túnel de 950 metros de extensão, 6 metros de diâmetro e 18 metros de profundidade, saindo da Alameda Glória até o Paço Municipal. 

ESPLANADA – Em cima do piscinão há uma esplanada de 24 mil metros quadrados, que desde sua entrega virou ponto de encontro de moradores da cidade, sendo utilizada para o lazer e diversão de jovens e adultos com projetos como o Viva o Paço e eventos da iniciativa privada. 

PREVENÇÃO CONTÍNUA – A Administração municipal mantém ações permanentes para prevenir acidentes e minimizar os impactos das fortes chuvas, com operação permanente das principais estruturas de controle de inundações (piscinões, polder e elevatórias), que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, além das obras de micro e macrodrenagem. Outros serviços permanentes têm impacto direto no planejamento pré-chuvas como zeladoria, coleta porta a porta, Programa Bota-Fora (coleta de grandes objetos), entre outros.

Artigos relacionados

São Bernardo sedia 1ª edição da Virada Esportiva municipal, no fim de setembro

Programação contará com cerca de 30 modalidades esportivas, como clínica de skate,...

Festival Multicultural movimenta fim de semana na Área Verde em São Bernardo

Praça Giovanni Breda é palco neste sábado e domingo de atividades culturais,...

Operação da GCM de São Bernardo resulta em duas prisões e 278 ocorrências no fim de semana

A Operação Dorme Bem, conduzida pela GCM (Guarda Civil Municipal) de São...

Em São Bernardo, GCM fecha agosto com 2,8 mil ocorrências e reforça rondas preventivas

Levantamento aponta ações efetivas da corporação com destaque para 756 atendimentos contra...