Últimas notícias

Governo de SP lança Plano de Contingência da dengue, chikungunya e Zika


O Governo de São Paulo apresentou, nesta quarta-feira (15), o Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas 2025/2026, com as principais estratégias, ações e recomendações de combate à dengue, chikungunya e Zika. Com uma nova metodologia para acompanhamento dos casos e de resposta no atendimento aos pacientes, o plano foi apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na Sala de Situação sobre o tema.

O plano foi detalhado pela área de Vigilância Epidemiológica, que apontou, ainda, a prevalência do sorotipo 3 circulando desde o fim do ano passado, identificado pelas 71 unidades sentinelas que monitoram a circulação do vírus da dengue, do tipo 1 ao 4, em todo o território paulista.

Com a presença de representantes da Defesa Civil, OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, destacou que, desde o ano passado, o governo estadual mantém ações contínuas para apoiar os municípios no combate às arboviroses.


Plano de contingência foi lançado nesta quarta-feira. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

“Estamos pautando iniciativas efetivas e continuaremos esse diálogo em todo o território paulista, com os nossos Departamentos Regionais de Saúde (DRS), reforçando o papel da vigilância e controle, além de ampliar a rede assistencial. Nosso objetivo é reduzir a incidência e mortalidade causada pelas doenças e coordenar a resposta estadual de forma integrada entre todos os níveis de atenção à saúde”, afirmou Eleuses Paiva.

Segundo a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang, o plano considera cenários de mobilização e alerta regional, conforme o número de casos suspeitos e confirmados em períodos de quatro semanas consecutivas. “A classificação dos cenários considera a média histórica de casos dos últimos dez anos nas regiões. Temos um painel em tempo real mostrando todos os números, gerando mapas por semanas epidemiológicas e tudo isso dá mais transparência de como o Governo do Estado tem lidado com o combate às arboviroses”, explica.

Para o representante da OPAS, Rodrigo Said, as atualizações do Plano de Contingência de Arboviroses representam uma novidade, promovendo o envolvimento intersetorial e de todas as regiões na prevenção, controle e vigilância. “Isso reduz o impacto desse desafio que teremos pela frente”, afirmou.





Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

A pedido de Frente Parlamentar coordenada por Coimbra, Artesp e Ecovias vão à Alesp explicar interdição da Anchieta

Empresa e agência do Estado foram convidadas para audiência, após carreta derrubar...

Polícia prende fornecedor de armas de facção em comunidade da zona leste de SP

Um integrante de uma facção criminosa, responsável pelo fornecimento de armas para...

Emprego nos setores de Alojamento e de Alimentação cresce 5,5% em 2024 e fecha o ano com cerca de 6 milhões de vagas

Levantamento do Núcleo de Pesquisa da Fhoresp aponta para o bom desempenho...

Polícia prende envolvidos em latrocínio de ciclista em São Paulo

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (19), o condutor da...