São Caetano

Prefeitura de São Caetano promove formação sobre tecnologia assistiva e direitos das pessoas com deficiência

Nesta segunda-feira (21/10) a Sedef (Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida) de São Caetano do Sul realizou um encontro voltado para os funcionários públicos de diversas áreas, com o objetivo de integrar os princípios dos direitos humanos universais com a acessibilidade e o uso de tecnologia assistiva.

Segundo a titular da pasta, Andrea Alencar, a formação busca contribuir para garantir uma sociedade mais inclusiva e justa, especialmente para as pessoas com deficiência. “Com o crescente movimento social das pessoas com deficiência por políticas de inclusão, a formação aborda tópicos essenciais, como o direito de acesso à livre expressão, à informação, à educação, ao trabalho, e à saúde, além de explorar as possibilidades oferecidas pela tecnologia assistiva”, explica a secretária.

Dispositivos e recursos como softwares de leitura de tela, lupas e sistemas de comunicação alternativa foram apresentados aos participantes e analisados no contexto dos direitos humanos. O uso de cada um desses recursos foi explicado e relacionado a casos reais atendidos pela Sedef.

“Nosso objetivo é preparar nossa rede de serviços públicos para o uso da tecnologia de forma ética e inclusiva, respeitando a dignidade e os direitos inerentes à pessoa humana”, explica a secretária Andrea Alencar. “A proposta é que os participantes saiam da formação com uma visão ampla das necessidades de acessibilidade e possam contribuir ativamente para a eliminação das barreiras ambientais e na criação de soluções e ambientes mais inclusivos, especialmente no setor público.”

Com esse objetivo, a Sedef conta com o Programa de Fornecimento de Tecnologia Assistiva, uma política que beneficia as pessoas com deficiência que têm impedimentos para a comunicação, compreensão e mobilidade reduzida. Por meio da atuação das equipes multidisciplinares e do trabalho colaborativo e intersetorial, a Sedef orienta e implementa os apoios para garantir as condições necessárias à cidadania.

A formação já atraiu a atenção de funcionários das áreas de educação, saúde, direito, tecnologia e de assistência social, interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre acessibilidade e inclusão. A iniciativa é vista como uma resposta essencial aos desafios contemporâneos para a inclusão social, a troca de saberes das diversas áreas envolvidas e a atuação intersetorial.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Em testes, Smart Sanca auxilia GCM na prisão de mais um procurado da Justiça

Mais um procurado pela Justiça foi identificado pelas câmeras de reconhecimento facial...

São Caetano registra queda de roubos pelo quinto mês consecutivo

Pelo quinto mês consecutivo, os indicadores de roubo caíram em São Caetano...

São Caetano se destaca com crescimento robusto na geração de empregos nos 5 primeiros meses do ano

Dados do Ministério do Trabalho apontam um cenário promissor para o mercado...

Formatura dos cursos de capacitação do Fundo Social de Solidariedade reúne 480 alunos em São Caetano

Formatura dos cursos de capacitação do Fundo Social de Solidariedade reúne 480...