São Bernardo

Operação da GCM de São Bernardo prende homem por tráfico de drogas na Vila Esperança

 

Com o indivíduo, foram encontradas 323 embalagens de cocaína e 227 pinos de crack, dentre outras substâncias ilícitas; ação faz parte do planejamento da gestão em parceria com outras forças de segurança

Dando sequência às ações de segurança na cidade, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM), com apoio da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e Força Tática, respectivamente, deflagraram mais uma operação conjunta, iniciada na sexta-feira (25/4), visando a proteção da população e de divisas com outros municípios.

Na Vila Esperança, região do Montanhão, a equipe da Romu, especializada da GCM, prendeu um indivíduo que carregava na mochila substâncias ilícitas, como cocaína, crack e maconha, anotações referentes a venda dos entorpecentes e dinheiro trocado. O homem foi encaminhado ao 1⁰ DP, ficando preso em flagrante por tráfico de entorpecentes.

“É esse o nosso objetivo. Coibir práticas delitosas em nossa cidade e evitar que essa prática se propague para outros tipos de crimes”, salientou o prefeito Marcelo Lima. No total, foram apreendidos: 161 embalagens de maconha, 323 embalagens de cocaína e 227 pinos de crack, 13 embalagens de K2, além de outras drogas sintéticas. Também foram apreendidos com o indivíduo, um celular e R$ 59 em espécie.

AÇÕES DE SEGURANÇA – Desde o começo deste ano, a GCM realiza, em parceria com outras forças de segurança, operações que visam manter a ordem em diversos pontos do município. Em conjunto com a Polícia Militar e Civil, já foram realizadas 11 operações; enquanto que com a Guarda Ambiental já foram realizadas duas operações contra a caça de animais silvestres e extração ilegal de palmito no entorno da Represa Billings.

Com a Operação Direto ao Ponto, as principais vias da cidade estão sendo monitoradas, com ronda ostensiva nos períodos de maior concentração de pessoas nos pontos de ônibus, garantindo a segurança da população que usa o transporte público. Desde o início de abril, a operação passou a usar 59 câmeras para o videomonitoramento das principais paradas de ônibus nos horários de maior movimentação de pessoas. São Bernardo conta, atualmente, com 429 câmeras espalhadas por toda a cidade.

A Operação Dorme Bem, lançada ainda na primeira quinzena de abril, visa garantir a ordem pública e o sossego dos moradores em seu período de descanso e já autuou estabelecimentos no pós-balsa. A GCM, em parceria com a Romu, além de agentes da vigilância sanitária e de outras secretarias, caso necessário, fazem vistoria e fiscalização em estabelecimentos comerciais.

“Nosso compromisso é com a segurança, e ela se faz com ações como essas, mapeando os principais pontos de vulnerabilidade do município, sendo efetivos e assertivos nos locais e regiões a serem monitorados”, sustentou o secretário de Segurança de São Bernardo, Major Topalian.

Artigos relacionados

Nova linha de ônibus em São Bernardo atende Jd. Irajá até o Paço e amplia oferta de transporte público

Com trajeto da Rua Tiradentes ao Centro, Linha 02A entra em operação...

Caravana da Saúde no Parque oferta serviços de saúde à população de São Bernardo

Ação na Chácara Silvestre, aberta ao público, promove vacinação, avaliação de saúde...

Ação Pop Rua Jud efetiva mais de 1.000 atendimentos no 1º dia em São Bernardo

Evento, realizado pelo Tribunal Regional Federal, com apoio da Prefeitura, oferece até...

Evento Pop Rua Jud oferta serviços em São Bernardo à população em situação de rua

Cidade sedia, pela 1ª vez, mutirão promovido pelo Tribunal Regional Federal, com...